Baralho Cigano


Erroneamente visto como uma alternativa mais simplificada do Tarot Tradicional, por possuir 36 laminas ao invés de 78 do Tarot tradicional, a complexidade e riqueza do Baralho Cigano se da pelas variações alquímicas que ocorrem nas combinações com as laminas vizinhas.

No Baralho Cigano, cada lamina é um símbolo. No tarot tradicional , cada lamina é um arquétipo. Os símbolos do Baralho Cigano nos dão uma visão mais especifica enquanto os arquétipos nos dão uma visão mais generalizada.

Por ter sido projetado para nos falar sobre o microcosmo, ou seja, os eventos e contextos presentes na vida cotidiana, encontramos no Baralho Cigano uma leitura que nos fala sobre setores da vida em geral, como trabalho, vida social, vida familiar, relacionamento romântico e suas prováveis predições para o futuro.

Existem muitos livros com variações de interpretação sobre o significado da simbologia utilizada no Baralho Cigano, mas no meu entender, isso nos oferece uma rica exploração de alquimias diferentes na combinação entre as laminas.

Existem duas versões para a origem do baralho cigano.

Na primeira versão, ele foi criado por por Anne Marie Adelaide Lenormand. Além de cartomante, Mademoiselle Lenormand era astróloga, quiromante, numeróloga e tinha muitos outros conhecimentos como geomancia, dominomancia, cafeomancia. Ela revolucionou o conhecimento da Cartomancia, na época, e ficou famosa por ser a cartomante de Napoleão Bonaparte, prevendo a sua ascensão no poder como também a sua queda.

Na segunda versão, o Baralho Cigano Lenormand, teria sido descoberto e propagado por este povo mágico que são os Ciganos. Através do seu modo singular de vida migrando de um lugar para outro, eles popularizaram seu jogo de cartas com figuras singelas e de fácil entendimento. Foi desse mesmo modo, que este povo nômade, nos presenteou com a expansão de muitas outras artes advinhatórias, como a Quiromancia, por exemplo, originária da Índia.

Seja qual versão for a versão verdadeira, o Baralho Cigano é hoje em dia, muito popular e amplamente utilizado.

Deixe um comentário